Galope Peregrino: As lendas urbanas do futebol (#107cro)

Por Catedral de Luz
20/01/2025

Começou a temporada 2025 e as notícias pululam. Entre elas contemplamos algumas lendas urbanas que performam como cereja de bolo no futebol.

Mas o que seriam as tais lendas urbanas? Simples assim: “Narrativas produzidas pelo imaginário popular e transmitidas de pessoa para pessoa”.

No futebol elas proliferam, principalmente após as redes sociais emergirem e permitirem que qualquer um tenha seus quinze minutos de sucesso.

Pois é! Ignorância e estupidez dividem o inconsciente coletivo – Particularmente prefiro o nicho ignorante, pois tratamos com pessoas que ignoram a verdade e melhor orientadas alcançam o conhecimento, primeiro estágio à sabedoria. Em contrapartida, a estupidez é um caso sério, pois conhece a verdade, mas não pretende lhe passar para frente.

Jogar mediante três zagueiros é sinônimo de futebol defensivo? Dobra de lateral é coisa de “Professor Pardal”?

Abrir mão de um centroavante nos permite afirmar que o time perderá poder de fogo?

Alguns continuam no Século XX e afirmam categoricamente que o “Ferrolho Suíço” respira, enquanto outros torcem o nariz e blasfemam ao afirmar que a “Laranja Mecânica” era apenas uma maneira de jogar divertida. Razões e proporções, não é verdade?

Tudo é válido. Depende do material técnico e tático que você tiver às mãos. Inclusive o tempo é fundamental – mas que poucos dispõe, mesmo aqueles que inúmeras vezes venceram.

Continuamos a observar o tal “entendimento passional”.

O escritor e colunista Catedral de Luz nasceu na turbulenta década de 60 e adquiriu valores entre as décadas de 70 e 80 que muito marcaram sua personalidade, tais como Palmeiras, Beatles, Letras, Espiritismo e História… Amizades… Esposa e Filha.
Os anos 90 ensinaram-lhe os atalhos, restando ao novo século a retomada da lira e poesia perdidas.

LEIA TAMBÉM:

Siga o canal de WhatsApp do PTD!