Por Eduardo Luiz
04/11/2023, 23h36

Gol isolado da partida foi anotado pelo fenômeno; Verdão vai a 59 pontos e agora seca o líder do Brasileirão, que tem dois jogos a menos.

Endrick volta a decidir, Palmeiras vence o Athletico-PR e iguala pontuação do Botafogo
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Marcos Rocha, Luan e Naves formando o trio defensivo, o Palmeiras iniciou o jogo tomando iniciativa. Logo aos 4 minutos Endrick ajeitou para Raphael Veiga bater forte, com desvio, para fora. Aos 5, os papéis se inverteram: Veiga enfiou para Endrick, que deu um toquinho por cima do goleiro para fazer 1 a 0. Golaço.

O Athletico-PR tentou responder imediatamente: aos 8 minutos Pablo bateu para fora. Aos 20, após a bola sair pela lateral e o bandeirinha não indicar, o time visitante quase chegou ao empate: Vitor Bueno recebeu na área e bateu cruzado, mas Naves interceptou. Aos 26 minutos Richard Ríos arriscou de média distância, sem direção.

A partir da metade do primeiro tempo o Verdão passou a errar muitos passes e possibilitou ao Athletico-PR que crescesse no jogo. Aos 28, Fernandinho invadiu a área mas por sorte bateu muito mal; a bola saiu pela lateral. Aos 30, Piquerez afastou mal um cruzamento e Zapelli soltou a bomba, para fora.

O Palmeiras só voltou a incomodar a meta de Bento na reta final da etapa inicial. Aos 38 minutos Zé Rafael tocou para Piquerez, que sem ângulo bateu à direita do goleiro. Aos 45, após confusão na área, Zé chutou de canhota, para fora. No último lance antes do intervalo o camisa 8 arrancou e cruzou; Thiago Heleno não conseguiu cortar e a bola sobrou limpa para Mayke, que escorou em cima do goleiro.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

A etapa final começou com os dois times se revezando nas ações ofensivas. Aos 6 minutos Mayke cruzou e Breno Lopes finalizou por cima. Aos 12, Vitor Bueno chutou rasteiro e viu a bola passar perto da trave direta de Weverton. A primeira mudança no Palmeiras foi aos 15 minutos; Richard Ríos deu lugar a Fabinho.

Aos 20 minutos Alex Santana arriscou de longe e errou o alvo por muito. Pouco depois ele voltou a tentar e dessa vez fez Weverton trabalhar. Aos 24, o Athletico-PR saiu jogando errado, Breno dominou e tocou para Endrick, que devolveu para o camisa 19, mas ele isolou. No lance seguinte Raphael Veiga tentou surpreender Bento, mas o goleiro estava atento.

Para renovar o gás do ataque, aos 26 minutos o técnico Abel Ferreira trocou Endrick e Breno Lopes por López e Kevin, respectivamente. Aos 28, Veiga cobrou escanteio e Luan escorou nas mãos do goleiro. Aos 32 minutos Kevin foi lançado por Weverton e arrancou até a área, de onde teve o chute bloqueado por Fernandinho. No lance seguinte Zé Rafael fez falta boba perto da área e a cabeçada de Vitor Bueno passou perto do travessão.

A partida era aberta. Aos 35 minutos Piquerez roubou a bola e puxou contra-ataque; da entrada da área o lateral chutou rasteiro e a bola tirou tinta da trave esquerda de Bento. Aos 36, Arriagada experimentou de média distância, nas mãos de Weverton. Aos 40 minutos Abel fez as últimas mexidas a que tinha direito: Raphael Veiga por Jhon Jhon, e Naves por Jailson.

Nos acréscimos o Palmeiras se fechou todo e teve alguns contra-ataques para matar o jogo, como o dos 47 minutos, quando Jhon Jhon bateu colocado, parando em Bento. Mas o segundo gol não saiu. O Athletico-PR, por sua vez tentou chegar ao empate em alguns cruzamentos para a área, todos neutralizados pela defesa alviverde.

Com a quinta vitória seguida no Brasileirão o Verdão vai a 59 pontos e iguala o Botafogo, que tem dois jogos a menos, ambos fora de casa, contra Vasco (na segunda-feira), e Fortaleza (em 23/11).

O Palmeiras volta a campo na quarta-feira (8/11) para enfrentar o Flamengo, no Maracanã. O jogo será disputado às 21h30.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Palmeiras terá escalação diferente para jogo da Libertadores; veja possíveis novidades

2. Palmeiras tem prejuízo em março, mas segue no azul em 2024; veja números

3. Notas de Cuiabá 0 x 2 Palmeiras

4. Jornalista uruguaio crava acerto de Luciano Rodríguez com o Palmeiras

5. Chelsea estuda fazer proposta de meio bilhão por Luis Guilherme e Estêvão