Por Eduardo Luiz
01/05/2020, 10h46

Em parecer enviado à CBF na quinta-feira, o Ministério da Saúde mostrou-se favorável ao retorno do futebol mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, que já vitimou quase 6 mil pessoas no Brasil.

“Reconhecendo que o futebol é uma atividade esportiva relevante no contexto brasileiro e que sua retomada pode contribuir para as medidas de redução do deslocamento social através da teletransmissão dos jogos para domicílio, este Ministério da Saúde é favorável ao retorno das atividades do futebol brasileiro” diz trecho do documento.

Apesar do parecer favorável, a pasta fez diversas ressalvas, como a análise detalhada da situação da pandemia em cada região do país, e a principal delas relacionada a testes para todos envolvidos nas partidas, que obviamente seriam disputadas sem público.

Revelado pelo site GloboEsporte, o documento (veja abaixo) foi elaborado após a CBF submeter ao MS um protocolo de segurança para a retomada dos jogos.

Mesmo com o parecer favorável do Ministério da Saúde, cada estado/município tem autonomia para decidir pelo retorno ou não das atividades esportivas. Em São Paulo, por exemplo, é improvável qualquer novidade nesse sentido até o dia 10 de maio.