Por Eduardo Luiz
25/03/2020, 08h51
Do primeiro treino da pré-temporada até o confronto contra a Inter de Limeira pelo Campeonato Paulista – o último antes da paralisação geral em função da pandemia do novo coronavírus, passaram-se 68 dias, tempo que a comissão técnica de Vanderlei Luxemburgo teve para trabalhar e implementar uma nova filosofia de jogo.
Na avaliação do auxiliar Maurício Copertino, os primeiros meses do ano foram positivos. Em entrevista à Rádio 9 de Julho o profissional destacou a receptividade do elenco à nova proposta, elegeu a melhor apresentação e disse que se for preciso o Palmeiras apresentará variações táticas.
“Temos uma equipe tecnicamente muito boa, uma das melhores do Brasil. Pegamos um grupo formado com uma característica de jogo que jogava num sistema parecido nos últimos três anos. O Vanderlei criou uma nova forma de jogar nesse ano. Estamos há 70 dias no clube e já tivemos resultados muito bons no entendimento dos jogadores. Assimilaram bem, gostaram da maneira que o Vanderlei quer jogar, mais ofensiva. Lógico que alguns conceitos e princípios de jogo demoram um pouco para acontecer, mas o resultado já nos agrada muito” iniciou.
“A gente, dentro do nosso cronograma, da nossa perspectiva, está muito feliz. Dentro desses 70 conquistamos o torneio nos Estados Unidos, vencemos os 2 jogos da Libertadores, temos a segunda melhor campanha geral do Campeonato Paulista, tomamos poucos gols, fizemos 20 gols… Num contexto geral nossa análise é muito positiva. Lógico que existem problemas, como toda equipe do mundo” completou o auxiliar.
Em seguida, ao falar da parte tática, Copertino elegeu o melhor jogo do Verdão no ano: “No futebol a gente nunca pode engessar uma ideia. Nossa equipe é uma célula viva. O Vanderlei não tem nenhum problema de mudar se as coisas não andarem como a gente espera. Na retomada do trabalho, se a equipe mantiver o nível de competição de como foi por exemplo contra o Guaraní-PAR, que foi muito bom na nossa concepção, é o que nós esperamos, caso contrário o Vanderlei não terá nenhum tipo de problema de colocar mais um jogador no meio-campo, ou, de repente, mudar o sistema” finalizou.
Até os campeonatos serem interrompidos o Palmeiras havia disputado 14 jogos, com 8 vitórias, 5 empates e 1 derrota. O aproveitamento é de 69%.
Veja mais números da temporada clicando aqui.