Por Eduardo Luiz
15/06/2020, 00h11

(Foto: Cesar Greco/Ag.Palmeiras)

Aposentando em 2019 aos 38 anos, o ex-zagueiro Edu Dracena, hoje assessor técnico do Verdão, revelou em entrevista ao Lance! que aconselhou Felipe Melo a aceitar o desafio proposto pelo técnico Vanderlei Luxemburgo de trocar a posição de volante pela de zagueiro.

De acordo com Edu, inicialmente o camisa 30 mostrou-se reticente com a ideia, mas depois encarou o desafio: “Conversei com o Felipe no início. Ele estava nessa dúvida, se ia ou não, mas falei que ele ia gostar e se adaptar, porque tem todas as características de zagueiro. Só não sabia se posicionar como zagueiro, mas falei que pegaria isso com a experiência. Na pré-temporada e nos primeiros jogos, fomos conversando”.

Na avaliação do ex-defensor, Felipe Melo sofreu nos primeiros jogos, mas hoje ele vê o parceiro de Gustavo Gómez totalmente adaptado à nova posição: “Em alguns lances, no início, o Felipe estava com dificuldade. Como era volante, sempre queria sair à caça, enquanto o zagueiro se posiciona, fica parado. Às vezes, ele dava muito espaço. Agora, já está totalmente adaptado à posição”.

Edu concluiu dizendo que Luxa pode repetir com Felipe Melo os ensinamentos que lhe deu: “Com o Vanderlei, aprimorei muito meu lado de desarmar já armando o contra-ataque, com passe longo. E o Felipe tem isso: passe longo bom, passe curto também, é forte no cabeceio ofensivo e defensivo”.

Com Felipe Melo de titular ao lado de Gustavo Gómez, o Verdão sofreu apenas 6 gols na temporada. Dentre os participantes da Série A, é o clube com a segunda defesa menos vazada, atrás apenas do Atlético-GO. Veja mais números da temporada clicando aqui.