Por Eduardo Luiz
20/02/2026, 20h57

Em entrevista à ESPN, o diretor de futebol Anderson Barros rebateu uma declaração dada por Marcelo Paz, que exerce a mesma função no Corinthians, sobre gramado sintético ser lesivo aos jogadores.
“Como o Marcelo Paz pode criticar o uso de grama sintética se, até o ano passado, ele era o CEO da SAF do Fortaleza, que manda os seus jogos em um dos piores campos do futebol brasileiro?”, indagou Barros, lembrando do pasto da Arena Castelão.
“Temos de parar com esta discussão hipócrita sobre gramado natural versus gramado artificial e focar no que realmente importa, ou seja, na qualidade dos nossos campos, independentemente do tipo de grama”, completou.
Sobre o suposto aumento no índice de lesões em campos sintéticos, Barros comentou: “O Palmeiras manda jogos no campo sintético, treina regularmente no campo sintético e é o clube da Série A com menor número de lesões nos últimos seis anos. Temos de parar com ‘achismos’ e debater esse tema a partir de evidências científicas e dentro dos fóruns adequados. Do contrário, não vamos chegar a lugar algum e os nossos atletas seguirão jogando em gramados ruins, sejam eles naturais, sejam eles sintéticos”, encerrou.








