Por Eduardo Luiz
29/11/2025, 20h21
Arbitragem deixou de expulsar Pulgar por agressão ainda no primeiro tempo; Verdão falhou na etapa final e foi superado por 1 a 0.

Primeiro tempo
Com o time esperado, formado pelos 11 poupados no Brasileirão, o Palmeiras iniciou a decisão vendo o Flamengo tomar a iniciativa. Aos 5 minutos Arrascaeta cobrou escanteio fechado demais, para fora. Aos 11, o uruguaio recebeu na entrada da área e chutou, mas a defesa alviverde conseguiu interceptar.
Aos 14 minutos Bruno Henrique foi lançado nas costa de Bruno Fuchs e Murilo, mas isolou. No lance seguinte Samuel Lino fintou Khellven e bateu colocado, para fora. A primeira investida do Palmeiras surgiu apenas aos 20 minutos: Khellven cruzou e Vitor Roque escorou por cima do travessão.
Já com o jogo equilibrado, aos 30 minutos o árbitro deixou de expulsar Pulgar por agressão em Fuchs. Inexplicavelmente o VAR também não chamou para revisão. No restante do primeiro tempo o Verdão conseguiu ajustar a marcação e não deu mais espaços ao adversário. No último minuto de acréscimo Piquerez chutou com desvio e o árbitro não permitiu a cobrança de escanteio.
continua após a publicidade
Segundo tempo
O Palmeiras voltou para o segundo tempo sem mudanças. Aos 4 minutos López finalizou de dentro da área, em cima do zagueiro. Aos 6, Murilo errou na saída de bola, Bruno Henrique ficou com a bola e tocou para Arrascaeta, que teve o chute bloqueado por Gómez.
Aos 16 minutos, após levantamento na área, Carrascal escorou para fora. Aos 22, Raphael Veiga protegeu uma bola que sairia pela linha de fundo achando que seria tiro de meta, mas o árbitro assinalou escanteio. Após a cobrança, Danilo subiu sozinho e escorou sem chance de defesa para Carlos Miguel: 0 a 1.
Perdendo o jogo, o Palmeiras se lançou ao ataque. Aos 24 minutos Vitor Roque desarmou Danilo e a bola sobrou para López chutar para fora. No lance seguinte a bola sobrou para Murilo também bater para fora. Aos 25, Abel começou a mexer no time: Raphael Veiga e Allan deram lugar a Felipe Anderson e Facundo Torres, respectivamente. Aos 28, depois de levantamento na área, Murilo ajeitou e Vitor Roque desviou por cima.
Aos 30 minutos Andreas Pereira cobrou escanteio fechado e quase marcou olímpico. Aos 32, Khellven e Murilo saíram para as entradas de Giay e Sosa. Aos 41, Felipe Anderson precisou sair após sofrer entrada dura. Maurício foi para o jogo. Aos 43, após confusão na área, Vitor Roque só não empatou porque Danilo salvou.
Nos 5 minutos de acréscimo o Palmeiras manteve a posse de bola, mas sem conseguir ser criativo. Para piorar quase levou o segundo em cobrança de falta de Cebolinha que explodiu na trave. Assim o time encerrou a pior temporada da Era Abel. Sem nenhuma taça, e doando duas ao VARmengo.
O Palmeiras volta a campo na quarta-feira (3/12), às 21h30, para cumprir tabela diante do Atlético-MG, em Belo Horizonte.
Notícias relacionadas:
Notas de Palmeiras 0 x 1 Flamengo/Conmebol
Ficha técnica de Palmeiras 0 x 1 Flamengo/Conmebol
Abel não explica atuação fraca do Palmeiras e diz que falta de experiência do elenco pesou
Vídeo: Pulgar agride Bruno Fuchs e não é expulso na final da Libertadores
Acesse a página da Libertadores

FOI BEM!
Gómez: bom jogo do capitão.

FOI MAL…
Abel: não fez nada de novo. Pelo contrário, repetiu erros graves. Deu!








