Opinião PTD: Abel dá resposta dentro de campo, mas erra de novo fora dele

Por Eduardo Luiz
15/08/2025

As severas críticas que o técnico Abel Ferreira sofreu após a eliminação na Copa do Brasil aconteceram não apenas pelo resultado, mas pelo trabalho muito ruim nos dois jogos contra o rival, especialmente o segundo, quando simplesmente tirou de campo o melhor Palmeirense (Vitor Roque).

O acúmulo de decisões equivocadas, considerando os últimos 20 meses, período em que o Palmeiras disputou 8 campeonatos e venceu apenas 1 (um Paulista), fizeram muitos torcedores pedirem a demissão do técnico, inclusive esse que vos escreve (sem arrependimento).

Da mesma maneira, a vitória sobre o Universitario foi importante não apenas pela goleada aplicada, mas pela resposta que o treinador deu ao promover a estreia da dupla Flaco-Roque. Pena que foi necessário outra eliminação para Abel resolver pensar em promover algo novo. Mas promoveu. Ponto positivo!

Se em campo o português deu um sinal de que pode reagir, fora dele foi infantil ao destacar os aplausos da torcida do Universitario mesmo vendo seu time sendo goleado por 4 a 0, numa clara provocação à torcida Palmeirense.

O Palmeirense, Abel, jamais vai aplaudir uma goleada contra o próprio time. Primeiro porque corre sangue italiano em nossas veias. Segundo porque estamos falando de Palmeiras, o Maior Campeão do Brasil. Terceiro porque o Palmeiras é protagonista. Tem o elenco mais caro do continente e o oitavo técnico mais bem pago do mundo para disputar e CONQUISTAR títulos, não para ver equipes inferiores e falidas trabalharem melhor e com mais vontade. Em quase cinco anos de clube já deveria saber disso…

Moral da história: a resposta contra o Universitario foi importante, mas pequena para o treinador querer botar banca pra cima da torcida. Vença o River Plate na próxima fase por 4 a 0. Vença o rival no próximo dia 31 fora de casa por 4 a 0. Vença o Botafogo no domingo. Não que isso dará direito ao técnico de provocar a torcida, mas pelo menos terá motivos reais para achar que voltou aos bons tempos.

LEIA TAMBÉM:

Siga o canal de WhatsApp do PTD!

Quem foi o cara do Verdão contra o Universitario?

Resultado