Por Eduardo Luiz
25/05/2025, 17h59
Piquerez errou cobrança e depois viu arbitragem decidir pro adversário; time de Abel Ferreira segue na liderança isolada do Brasileirão.

Primeiro tempo
Com Murilo, Martínez, Facundo Torres e Mayke de titulares, o Palmeiras iniciou o jogo tomando a iniciativa. Aos 4 minutos Mayke chutou cruzado, com desvio, por cima. Aos 9, Vitor Roque tocou para Facundo Torres, que bateu prensado.
Só dava Verdão. Aos 10 minutos Facundo Torres cruzou e Varella cortou com a mão, sobre a linha. Pênalti assinalado em campo, mas o VAR recomendou revisão. Após 4 minutos a penalidade foi confirmada. Três minutos mais tarde Piquerez foi para a cobrança e recuou para Rossi.
O pênalti perdido abalou o Palmeiras, que a partir de então não conseguiu mais criar lances de perigo. Por outro lado, o Flamengo também não ameaçava. Esse foi o panorama da partida até os minutos finais da etapa inicial.
Aos 39, Alex Sandro empurrou Vitor Roque pelas costas dentro da área, mas tanto o árbitro de campo quanto o de vídeo se fizeram de cegos. Aos 50, após confusão na entrada da área, a bola sobrou para Cebolinha, que chutou fraco, nas mãos de Weverton.
continua após a publicidade
Segundo tempo
Sem alterações, o Palmeiras voltou para a etapa final tentando se recuperar animicamente. Como não conseguiu, a primeira alteração aconteceu logo aos 11 minutos: Mayke deu lugar a Maurício. Aos 15, após vacilo de Facundo Torres, Bruno Henrique avançou e tentou o passe para Luiz Araújo, que ficaria cara a cara com Weverton se Giay não conseguisse um corte providencial.
Aos 19 minutos o técnico Abel Ferreira promoveu mais duas mexidas: Facundo Torres por Paulinho, e Vitor Roque por López. Aos 23, Arrascaeta cavou um pênalti em disputa com Murilo. O árbitro mandou seguir, mas o VAR o chamou para revisão e o convenceu do contrário. Um escândalo. Aos 27, Arrascaeta foi para a cobrança e converteu: 1 a 0.
Empurrado pela torcida, o Verdão foi em busca de reação. Aos 31 minutos Maurício bateu cruzado, à esquerda do goleiro. Aos 33, a bola sobrou para López dentro da área e ele fuzilou, para fora. Dois minutos depois Abel foi para o tudo ou nada ao trocar Gómez e Lucas Evangelista por Raphael Veiga e Luighi.
Aos 37 minutos Luighi ajeitou para Piquerez isolar. E jogando sem zagueiro praticamente, aos 41 o Palmeiras foi castigado: Ayrton Lucas recebeu livre na cara de Weverton e tocou por baixo do goleiro para fazer 2 a 0. Depois disso não houve mais jogo.
Com outra derrota em casa o time de Abel Ferreira permanece com 22 pontos mas segue na liderança isolada do Brasileirão.
O Palmeiras volta a campo às 21h30 de quarta-feira (28/5) para enfrentar o Sporting Cristal pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. O jogo será disputado no Allianz Parque.
Notícias relacionadas:
Notas de Palmeiras 0 x 2 VARmengo
Ficha técnica de Palmeiras 0 x 2 VARmengo
Vídeo: melhores momentos de Palmeiras 0 x 2 VARmengo
João Martins condena antijogo do VARmengo, critica arbitragem e cobra o time por pênaltis perdidos
Mãos ao alto: antes de inventar pênalti pro VARmengo, arbitragem sonegou um em Vitor Roque; veja
Brasileirão 2025: resultados de domingo pela 10ª rodada + classificação atualizada

FOI BEM!
Giay: o melhor Palmeirense em campo.

FOI MAL…
Arbitragem: decidiu pro VARmengo. Piquerez: cobrou mal o pênalti.