Por Eduardo Luiz
23/11/2024, 21h34

Raphael Veiga foi o autor do gol da vitória; Verdão iguala os 70 pontos do Botafogo mas toma a ponta por ter uma vitória a mais (21×20).

Palmeiras vence o Atlético-GO e assume a liderança do Brasileirão
(Foto: Diogo Neves De Carvalho/W9 PRESS/GAZETAPRESS)

Primeiro tempo

Com os retornos de Richard Ríos e Estêvão ao time titular, o Palmeiras iniciou o jogo melhor que o Atlético-GO. Aos 6 minutos a equipe criou duas chances de gol, na primeira Ríos recebeu de Estêvão e bateu rente ao ângulo direito do goleiro. Na cobrança do tiro de meta Marcos Rocha conseguiu um desarme, acionou Estêvão que rolou para Raphael Veiga chutar fraco, fácil para Ronaldo.

Aos 19 minutos Estêvão passou por dois adversários e tocou para Veiga, que deslocou o goleiro e abriu o placar: 1 a 0. Simultaneamente ao gol do Verdão, chegou a notícia de que o Vitória fazia 1 a 0 sobre o Botafogo. Aos 22, Ríos experimentou da entrada da área, a defesa bloqueou e na sobra o colombiano isolou.

Após um período de 10 minutos sem qualquer emoção, a partida voltou a esquentar a partir dos 34, quando Richard Ríos cruzou para Rony cabecear prensado, facilitando a vida do goleiro. Aos 35, o camisa 10 Palmeirense arriscou um chute sem ângulo e acertou a trave. No lance seguinte Ríos enfiou para Marcos Rocha invadir a área já finalizando; Ronaldo espalmou.

Sendo matematicamente rebaixado, o Atlético-MG tentou responder aos 37 minutos, mas o chute rasteiro de Luiz Fernando morreu nas mãos de Weverton. Aos 44, Rhaldney cruzou, a bola desviou em Marcos Rocha e balançou a rede pelo lado de fora.

continua após a publicidade

Segundo tempo

Sem alterações, o Palmeiras voltou para a etapa final tentando controlar o jogo, enquanto que o Atlético-GO passou a se arriscar um pouco mais. Aos 6 minutos Luiz Fernando bateu com desvio e Weverton fez a defesa. Aos 13, Raphael Veiga recebeu de Felipe Anderson e chutou cruzado, fácil para Ronaldo.

A finalização anterior acabou sendo a última participação do camisa 23 na partida; aos 15 minutos o técnico Abel Ferreira trocou ele e Rony por Gabriel Menino e López, respectivamente. Aos 22, Felipe Anderson deu lindo passe para Gabriel Menino balançar a rede, mas pelo lado de fora.

Com o time sofrendo no gramado pesado, Abel fez mais duas mexidas aos 28: Aníbal Moreno por Zé Rafael, e Caio Paulista por Vanderlan. Passados 12 minutos com o time só se defendendo, o treinador promoveu a última mexida a que tinha direito: Estêvão por Fabinho.

Chamando o Atlético-GO para dentro da área, praticamente, o Palmeiras tomou um susto aos 42 minutos, quando Vitor Reis, ao tentar um cruzamento, quase marcou contra. Mas nos 6 minutos de acréscimo o time não foi mais ameaçado e garantiu os três pontos. Antes de acabar o jogo chegou a notícia do empate do Botafogo com um gol contra, resultado final no Rio.

Com a vitória em Goiânia e o empate do Botafogo, os dois times chegam a 70 pontos e o Palmeiras assume a liderança pelos critérios de desempate.

Terça-feira (26/11) o Verdão encara justamente o Botafogo na “final” antecipada do Brasileirão. A partida será disputada no Allianz Parque, às 21h30.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Palmeiras 1 x 3 Botafogo

2. Palmeiras volta a pipocar em casa e se complica no Brasileirão

3. Notas de Atlético-GO 0 x 1 Palmeiras

4. Contas pro título: saiba o que o Palmeiras precisa fazer para ser campeão

5. Palmeiras vence o Atlético-GO em Goiânia e assume a liderança do Brasileirão