Por Eduardo Luiz
26/07/2024, 13h13

Especialista explica lesão de Piquerez e não descarta retorno ainda em 2024
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Com uma lesão no menisco do joelho esquerdo, o lateral Piquerez passou por cirurgia e já iniciou tratamento. A previsão inicial é que o uruguaio perca o restante da temporada, mas dependendo da evolução ele pode voltar a defender o Palmeiras ainda em 2024.

Neto Dourado, fisioterapeuta esportivo associado à SONAFE (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e Atividade Física), explicou a lesão e falou sobre a recuperação.

“Ela ocorre em uma das estruturas importantes do joelho, responsável por trazer estabilidade. Sua gravidade é relativa, dependendo do tratamento adotado (meniscectomia ou sutura), podendo durar de 6 até 12 semanas”, iniciou o médico.

“A sutura (caso de Piquerez) exige um período de reabilitação maior, porque precisamos limitar a administração e descarga de peso do membro operado por pelo menos 4 semanas. Essa imobilização e restrição de movimento causam efeitos deletérios, como atrofia e rigidez articular, o que dificulta um pouco mais a reabilitação e prognóstico”, completou.

De acordo com o doutor, mesmo o caso de Piquerez prevendo uma longa recuperação, ela pode ser abreviada: “É difícil afirmar o tempo de recuperação. No caso de uma sutura, a volta aos gramados costuma durar entre 8 e 12 semanas. Para que o jogador tenha um bom pós-operatório e consiga voltar rapidamente aos treinamentos, é essencial que ele siga a orientação da equipe de performance e saúde, sendo criterioso na reabilitação e estabelecendo metas, com um bom planejamento do tratamento”, encerrou.

PTD no Bluesky: siga a página
PTD no WhatsApp: entre no grupo

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Palmeiras 5 x 0 Criciúma

2. Palmeiras atropela o Criciúma e retoma a vice-liderança do Brasileirão

3. Qual a chance de título do Palmeiras no Brasileirão? Veja o que diz a matemática

4. Palmeiras tem 6 jogadores no departamento médico; veja a situação de cada um

5. Palmeiras treina para enfrentar o Criciúma; veja possível escalação com 1 novidade