Por Eduardo Luiz
07/07/2024
Na tarde daquele sábado em que o Cruzeiro anunciou a contratação de Dudu, fui um dos tantos torcedores que perderam a linha com o atacante. Revoltado, esculachei o camisa 7 através do Twitter do PTD. Mas o texto não é sobre como eu, um torcedor, reagiu, e sim como a instituição Palmeiras através da sua presidente está lidando com o caso.
Inicialmente Leila Pereira passou a impressão de pulso firme ao exigir que Dudu cumprisse o combinado com Alexandre Mattos, mas depois, diante da desistência pública do atacante em se transferir, mostrou-se absolutamente mimada ao não saber conduzir a crise.
Primeiro proibiu o departamento de comunicação de registrar a volta do atacante aos gramados após 10 meses afastado tratando de lesão. Nada foi feito ou comentado. Coube a Dudu gravar um vídeo caseiro e agradecer o carinho da torcida, que o “perdoou”. Agora surge essa notícia estapafúrdia de uma possível troca com Gabigol.
Dudu tem mais 1 ano e meio de contrato. Gabriel tem mais 5 meses. Além do jogador do Flamengo poder chegar de graça em janeiro, o Palmeiras assumiria um risco, já que ele será julgado pelo episódio da tentativa de dificultar o exame antidoping. Ou seja, “doaríamos” um atacante que tem contrato para receber outro que pode chegar punido. Não faz sentido.
Essa notícia é tão absurda que parece algo planejado por Leila para humilhar ainda mais Dudu. Ao invés de chamar o jogador em sua sala e resolver a situação, fica passando recados públicos de que não conta com ele. Assim como Dudu não pensou no Palmeiras quando procurou o Cruzeiro pra se transferir, Leila faz o mesmo agora. Os dois foram mimados, mas o erro da presidente já está superando o do atacante.
Dudu errou. Dudu repensou. Dudu ficou. Dudu merece respeito (parece hipocrisia eu falar isso depois de ter esculachado, mas também reconheço que passei do ponto e agora entendo que o melhor seria Dudu tentar retomar seu caminho no clube, pois de certa forma teve coragem de repensar toda situação). Já Leila, egocêntrica como é, ao invés de dar um passo atrás, está tentando deixar a situação de Dudu insustentável.
No futuro, esse episódio do Dudu certamente será lembrado pela torcida, mas seu legado será maior. Já o mandato da Leila tende a ser manchado para sempre se ela seguir pisando num dos maiores ídolos da história do clube.
Siga o canal do PTD no WhatsApp
MAIS LIDAS DO PTD:
1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras
2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão
3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia
4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente
5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações