Por Eduardo Luiz
02/05/2024, 23h35

Gol da vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo-SP saiu aos 53 minutos do segundo tempo; partida de volta acontecerá em 23/5.

Estêvão marca no último lance e Palmeiras abre vantagem na Copa do Brasil
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Sem Weverton, Gómez, Piquerez e Richard Ríos, o Palmeiras iniciou a partida sufocando o Botafogo. Aos 4 minutos Lázaro soltou a bomba de canhota e fez o goleiro trabalhar. Aos 5, Estêvão iniciou a jogada que terminou com Raphael Veiga chutando rasteiro, mas a zaga bloqueou. No lance seguinte Estêvão recuperou a bola e tocou para Aníbal Moreno finalizar rente ao travessão.

Aos poucos, porém, a partida foi ficando perigosa para o Verdão, que estava muito exposto. Aos 7 minutos Alex Sandro arrancou e bateu fraco, fácil para Marcelo Lomba. Ao 8, Wallison foi lançado nas costas de Murilo e só não fez o gol porque tentou inventar na cara de Marcelo Lomba ao dar uma cavadinha, que saiu à esquerda do goleiro.

Aos 11 minutos Luan levantou na cabeça de Lázaro, mas Michael estava atento e espalmou. Aos 17, Alex Sandro pegou sobra em cobrança de falta e chutou forte, parando em defesa de reflexo de Lomba. Aos 20 minutos Bernardo Schappo subiu entre os zagueiros do Palmeiras e escorou para fora.

A partida era aberta, mas na reta final do primeiro tempo só deu Palmeiras. Aos 29 minutos Murilo apareceu no ataque e arriscou um chute rasteiro, à direita do goleiro. Aos 35, Lázaro enfiou para Endrick, que bateu fraco, parando no goleiro. Aos 43 minutos Estêvão tabelou com Endrick e só não correu para o abraço porque Michael fez milagre.

continua após a publicidade

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a etapa final com Rony na vaga de Raphael Veiga, alteração que viria a mudar o jogo. Aos 7 minutos Luan levantou para Lázaro, que finalizou para fora. Aos 11, Endrick fez linda jogada individual e bateu na trave; Estêvão pegou o rebote e tocou para Mayke, que cruzou para Rony fazer 1 a 0.

À frente no placar, o Verdão não diminuiu o ritmo. Aos 15 minutos Luan cruzou para Rony, que finalizou nas mãos de Michael. Aos 17, Lázaro soltou a bomba e o goleiro fez outra boa defesa. Aos 21, o técnico Abel Ferreira fez a segunda alteração da noite: Caio Paulista por Piquerez.

A primeira investida do Botafogo no segundo tempo surgiu apenas aos 22 minutos: Matheus Barbosa chutou forte e Marcelo Lomba fez a defesa. Aos 24, Emerson Negueba pedalou pra cima de Murilo chutou com perigo, à direita de Lomba. A chance perdida foi a senha para Abel mexer mais duas vezes: Aníbal Moreno e Menino deixaram a partida para as entradas de Richard Ríos e Fabinho, respectivamente.

Em busca de outro gol para construir uma vantagem mais confortável, o Palmeiras teve ótima chance aos 26 minutos com Rony, que sem goleiro após boa jogada de Lázaro chutou em cima de Estêvão. Incrível. Aos 29, Piquerez tentou cruzar, a bola desviou no meio do caminho e quase enganou o goleiro. Aos 32, o segundo gol saiu com Rony, mas o VAR anulou por impedimento milimétrico.

Aos 37 minutos Abel trocou Lázaro por Rômulo. Aos 39, Estêvão cruzou para Rony, que finalizou de letra, para fora. Dois minutos depois Ríos perdeu a bola perto da área, Matheus Barbosa chutou e Marcelo Lomba evitou o empate. Aos 45, Douglas Bagio cruzou, a bola passou por toda área até encontrar Patrick Brey, que chutou rasteiro e contou com a ajuda de Lomba para empatar: 1 a 1.

Com 7 minutos de acréscimo o Verdão foi em busca do segundo gol. Aos 46, Estêvão recebeu de Endrick dentro da área e finalizou buscando o ângulo, mas errou o alvo. Aos 53, após o árbitro acrescentar mais 1 minuto de acréscimo, Rômulo deu assistência perfeita para Estêvão dominar no peito e tocar na saída do goleiro: 2 a 1. Nem deu tempo para nova saída de bola.

Com a emocionante vitória em casa o Palmeiras passa a ter a vantagem do empate para avançar às oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo de volta acontecerá apenas no final do mês (23/5), em Ribeirão Preto.

O Verdão volta a campo às 18h30 de domingo (05/5) para enfrentar o Cuiabá, fora de casa.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações