Por André Silva Pereira – Parceiro PTD
26/04/2024
Os clubes europeus estão sempre de olho no Brasil em busca de futuros craques entre a nova geração de talentos do futebol.
Dois deles poderão em breve estar entre os melhores da Europa – o jovem atacante Endrik, do Real Madrid, que ainda não deixou o Brasil, e o centroavante Vitor Roque, do Barcelona. Mais jogadores podem ser encontrados no mercado brasileiro.
Vamos tentar prever os jovens talentos que se destacaram no campeonato brasileiro e que em breve poderão jogar em clubes europeus de topo. Se estiver interessado em análises, previsões e tips futebol, consulte Tips.gg.
THIAGO BORBAS
O atacante do Red Bull Bragantino, de 21 anos, veio do River Plate do Uruguai por 4,8 milhões de euros. Os torcedores o viram ter dificuldades durante o primeiro semestre do ano passado. No entanto, ele se estabilizou e marcou nove gols em 33 partidas no campeonato brasileiro. Comparado com Darwin Núñez do Liverpool, Borbas começou a maioria das partidas como reserva na temporada. Segundo relatos, o clube holandês Feyenoord está interessado no uruguaio que atua no Brasil.
ESTÊVÃO
O meio-campista de 16 anos do Palmeiras é considerado um dos jogadores mais promissores do Brasil para os próximos anos — ele é apelidado de “Pequeno Messi“. Ele usa a camisa número 10 no time sub-17 do clube e marca gols com a mesma facilidade com que faz assistências. Diz-se que PSG e Barcelona estão de olho nele. Só poderá sair do Brasil depois de completar 18 anos, em abril de 2025.
JOHN KENNEDY
O atacante do Fluminense, de 21 anos, marcou o gol da vitória que deu o primeiro título da Copa Libertadores ao clube em novembro e faz os fãs se lembrarem de um jovem Diego Costa — físico robusto, chutes potentes e temperamento explosivo. Diz-se que o clube francês Lyon ofereceu ao clube do Rio de Janeiro 10 milhões de euros por ele, mas o Fluminense recusou. Kennedy passa a maior parte dos jogos no banco de reservas, pois o titular da posição, Germán Cano, foi recentemente eleito o melhor jogador das Américas.
WESLEY
O lateral-direito do Flamengo, de 20 anos, finalmente deu esperança aos torcedores de que encontraram um substituto para o veterano Rafinha, que deixou o clube em 2020. Wesley disputou 36 jogos no campeonato brasileiro, marcando um gol e uma assistência. Ele possui muita confiança, velocidade e marcação intensiva, lembrando Cafu nos seus tempos de juventude. Segundo relatos da mídia local, o Flamengo deseja de 10 a 15 milhões de euros por ele.
RIKELME
O lateral-esquerdo do Cuiabá, de 20 anos, é rápido, alto e sabe cruzar. Ele foi titular na maior parte da temporada. Frequentemente comparado a Renan Lodi, Rikelme marcou um gol e deu uma assistência em sua última partida no campeonato brasileiro. No entanto, as estatísticas não dizem tudo sobre o jovem jogador, já que ele também atua como um armador de jogadas. Diz-se que o Braga de Portugal fez uma proposta, mas foi recusada. O Cuiabá afirma que quer pelo menos 4 milhões de euros para começar as negociações por ele.
Conclusão
Não vai demorar muito para descobrirmos quais são as estrelas brasileiras em ascensão que irão para a Europa. O Paris Saint-Germain já contratou dois jogadores: o zagueiro Lucas Beraldo, do São Paulo, e o meia Gabriel Moscardo, do Corinthians. Veremos quem será o próximo.