Por Eduardo Luiz
28/02/2024, 21h35
Verdão não jogou bem no Canindé mas saiu vencedor com gols de López e Gabriel Menino.
Primeiro tempo
Surpreendentemente com força máxima, e com Caio Paulista entre os titulares, o Palmeiras iniciou o jogo em marcha lenta, melhor para a Portuguesa, que tentou tirar proveito da apatia alviverde. Aos 4 minutos Maceió foi lançado nas costas Piquerez, que perdeu na corrida para o adversário; Weverton saiu do gol e não conseguiu segurar a bola, mas na sobra a defesa afastou o perigo.
A primeira finalização do Verdão surgiu apenas aos 15 minutos com Endrick, em rebote de falta cobrada pelo próprio camisa 9. Aos 20, o Fenômeno voltou a tentar a sorte de fora da área e dessa vez acertou o alvo, mas o goleiro estava atento e fez a defesa.
Aos 25 minutos a Portuguesa teve uma falta lateral, Eduardo Diniz levantou na área, Weverton falhou feio mas mostrou agilidade para impedir que a bola entrasse ao dar um tapa nela. Aos 28, Endrick tocou para López, que bateu cruzado, com desvio, para fora.
Antes do modorrento primeiro tempo terminar deu tempo para o Palmeiras chegar mais uma vez: aos 37 minutos Raphael Veiga cobrou falta e Thomazella espalmou.
continua após a publicidade
Segundo tempo
Os dois times voltaram para a etapa final sem alterações e no mesmo ritmo, ou seja, os primeiros minutos foram sofríveis. O panorama começou a mudar aos 15 minutos quando o VAR recomendou a expulsão de Victor Andrade após pisão em Luan. O árbitro concordou e deixou a equipe da casa com 1 homem a menos.
Aos 18 minutos Luan cruzou para Raphael Veiga, que se esticou todo para tentar manter a bola na área, sem sucesso. Aos 21, Marcos Rocha levantou de três dedos, Caio Paulista desviou de nuca e López cabeceou no contrapé de Thomazella: 1 a 0.
Cinco minutos depois do Verdão fazer o gol, o técnico Abel Ferreira promoveu três alterações: Richard Ríos, Lázaro e Rony entraram nas vagas de Caio Paulista, Endrick e Zé Rafael, respectivamente. Aos 32, Lázaro experimentou um chute com efeito de fora da área e o goleiro defendeu em dois tempos.
Faltando dez minutos para o fim do tempo regulamentar, Abel promoveu as últimas mexidas a que tinha direito: Aníbal Moreno por Gabriel Menino, e Raphael Veiga por Breno Lopes. Aos 41, Lázaro cruzou para Rony, que bateu de primeira, para fora. No lance seguinte o Palmeiras escapou de levar o gol de empate após outra falha de Weverton: o goleiro saiu muito mal em cobrança de escanteio e Patrick cabeceou com o gol vazio, para fora.
A resposta ao susto foi fazer 2 a 0: aos 47 minutos Richard Ríos deixou de calcanhar para Gabriel Menino soltar a bomba e fazer um golaço. Antes do apito final deu tempo para a Lusa tentar o gol de honra, mas desta vez Weverton salvou após vacilo de Piquerez e conclusão de Henrique Dourado à queima roupa.
Com a vitória no Canindé o time de Abel Ferreira completa dez rodadas, vai a 24 pontos e assume a liderança geral do Campeonato Paulista.
Domingo (3/03) o Verdão disputa o último clássico da fase de grupos, contra o São Paulo. A partida será realizada no Morumbi, no inexplicável horário das 20h.
Notícias relacionadas:
- Notas de Portuguesa 0 x 2 Palmeiras
- Ficha técnica de Portuguesa 0 x 2 Palmeiras
- Vídeo: melhores momentos de Portuguesa 0 x 2 Palmeiras
- Abel admite Palmeiras apático contra a Portuguesa e assume responsabilidade por má atuação de Weverton
- Veja a classificação atualizada do grupo do Palmeiras
Siga o canal do PTD no WhatsApp
MAIS LIDAS DO PTD:
1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras
2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão
3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia
4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente
5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações