Por Eduardo Luiz
06/12/2023, 23h45

Endrick fez o gol do 1 a 1 no Mineirão. Verdão conquista o segundo brasileiro seguido, o quarto nas últimas 8 edições e se distancia no topo do ranking dos maiores campeões do país.

PALMEIRAS EMPATA COM O CRUZEIRO E É CAMPEÃO BRASILEIRO PELA 12ª VEZ!
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Vanderlan substituindo Piquerez, o Palmeiras iniciou o jogo marcando o Cruzeiro no campo de ataque. Aos 8 minutos Zé Rafael conseguiu um desarme perto da área e tocou para Endrick, que soltou a bomba e parou no goleiro. A resposta dos mandantes não demorou: aos 11, Artur Gomes arriscou de média distância e Weverton defendeu em dois tempos.

Aos 18 minutos o Verdão voltou a desarmar no ataque, desta vez com Richard Ríos, que acionou Breno Lopes; o camisa 19 carregou um pouco e tocou para Endrick, que parou no goleiro outra vez. Aos 20, Lucas Silva vacilou na frente do camisa 9 Palmeirense, que desta vez conseguiu superar Rafael Cabral: 1 a 0.

Atrás no marcador, o Cruzeiro foi em busca do empate. Aos 24 minutos, após bate-rebate dentro da área, Bruno Rodrigues finalizou de bicicleta e Weverton fez bela defesa. Na cobrança de escanteio Matheus Pereira tentou olímpico, mas Weverton estava atento.

Após um período sem emoção, a partida voltou a esquentar nos minutos finais. Aos 38, Matheus Pereira recebeu livre nas costas de Marcos Rocha e cruzou para Fernando Henrique, que atrapalhado por Vanderlan perdeu chance clara. Aoss 44, Mayke deu passe ruim para Rocha, que na tentativa de evitar um lateral deixou a bola com Bruno Rodrigues; o atacante tocou para Matheus Pereira, que bateu forte, parando em Weverton.

Antes do intervalo ainda deu tempo para o Cruzeiro finalizar mais uma vez; Artur Gomes avançou sem ser marcado e soltou a bomba, para fora.

continua após a publicidade

Segundo tempo

Sem alterações, o Verdão voltou para a etapa final num ritmo mais cadenciado. Aos 2 minutos Zé Rafael enfiou para Breno Lopes, que cruzou para Endrick, mas o atacante não dominou. Aos 8 minutos Matheus Pereira levantou para Artur Gomes, que escorou de costas, para fora.

Aos 9 minutos Lucas Silva experimentou de média distância, por cima. Aos 20, Robert chutou rasteiro, nas mãos de Weverton. Aos 22, o técnico Abel Ferreira promoveu as primeiras alterações da noite: Endrick e Breno Lopes deram lugar a López e Artur, respectivamente. Aos 29, Robert voltou a tentar a sorte de fora da área, mas errou o alvo.

Com o título assegurado, aos 31 minutos Abel fez mais duas mexidas: Fabinho entrou no lugar de Zé Rafael, e Mayke deu lugar ao estreante Estêvão, de 16 anos. Três minutos depois das substituições o Cruzeiro chegou ao gol do empate: Artur vacilou na marcação de Matheus Pereira, que tocou para Nikão encher o pé e acertar o canto esquerdo baixo de Weverton: 1 a 1.

Aos 40 minutos Atuesta entrou no lugar de Richard Ríos. Recuperado de cirurgia no joelho, o colombiano não atuava desde abril. Com o empate bom para os dois lados, os últimos minutos foram protocolares no Mineirão.

É CAMPEÃO!!! É DUODECACAMPEÃO BRASILEIRO!!!

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Encerrada mais uma temporada vitoriosa, agora o Verdão entra em merecidas férias. A pré-temporada de 2024 terá início na primeira semana de janeiro, e a estreia no Campeonato Paulista acontecerá em 21/1 contra o Novorizontino, fora de casa.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações