Por Eduardo Luiz
11/11/2023, 23h03

Zé Rafael, Endrick e Rony fizeram os gols da vitória por 3 a 0 na Arena Barueri; agora Verdão seca três adversários para se manter na ponta.

Palmeiras vence o Internacional e assume a liderança do Brasileirão
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Marcos Rocha no lugar de Gómez, e não Naves, o Palmeiras iniciou o jogo criando uma boa oportunidade: logo aos 2 minutos o camisa 2 enfiou para Endrick, que carregou até a entrada da área, de onde soltou a bomba, fazendo o goleiro espalmar. A resposta do Internacional não demorou: aos 5, Vanderson fez fila e cruzou para Valencia, mas Zé Rafael interceptou.

A partida era aberta. E equilibrada. Aos 9 minutos Richard Ríos experimentou de canhota e errou o alvo. Aos 11, Mayke cruzou na cabeça de Breno Lopes, que balançou a rede, mas pelo lado de fora. Aos 13 minutos Valencia cruzou para Alan Patrick, que livre nas costas de Luan, furou. Aos 19, Endrick arriscou um chute improvável de direita e carimbou o pé da trave.

Novamente a equipe visitante não demorou a dar a resposta, que só não foi fatal graças a três intervenções seguidas de Weverton. Aos 21 minutos Vanderson chutou forte e o goleiro espalmou nos pés de Alan Patrick, que se livrou de Murilo e também fez o camisa 21 trabalhar. Aos 23, Valencia bateu de primeira e exigiu defesa elástica de Weverton.

Aos 29 minutos Rochet saiu jogando errado, mas Zé Rafael e Endrick não conseguiram aproveitar. No lance seguinte Breno Lopes ganhou uma dividida na entrada da área e bateu nas mãos do goleiro. Aos 34, Endrick deu bom passe para Breno, mas Rochet fechou bem o ângulo no chute do camisa 19. Após cobrança ensaiada de escanteio, Piquerez soltou a bomba, por cima.

Em busca do gol, o Verdão enfim encontrou aos 37 minutos: Marcos Rocha lançou Raphael Veiga, que tocou buscando Endrick, mas a bola desviou em Aránguiz e se ofereceu para Zé Rafael, que chutou forte, com desvio em Vitão: 1 a 0.

Em vantagem no marcador, o Palmeiras não recuou. Aos 40, Mayke cruzou para Raphael Veiga chutar fraco, fácil para Rochet. Aos 42 minutos Piquerez lançou Richard Ríos, que bateu de primeira e parou em excelente defesa do goleiro. No último lance do primeiro tempo Luan sentiu lesão muscular e precisou ser substituído por Naves.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Verdão voltou para a etapa final controlando mais o jogo e esperando para dar o bote nos contra-ataques. Aos 11 minutos Valencia tabelou com Alan Patrick e fuzilou; Weverton mandou para escanteio. Aos 13, Raphael Veiga desarmou Johnny e tocou para Endrick, que percebeu o goleiro mal posicionado e chutou rasteiro para fazer 2 a 0.

Aos 15 minutos Mayke foi lançado e cruzou para Veiga, que chutou fraco, fácil para o goleiro. Aos 18, Abel promoveu duas alterações, e uma delas ninguém entendeu: Endrick, autor do segundo gol, deu lugar a Rony, e Breno Lopes saiu para a entrada de Vanderaln. Aos 19 minutos Marcos Rocha pegou uma sobra da entrada da área e isolou.

A partir da metade do segundo tempo o Palmeiras passou a administrar o resultado, enquanto que o Internacional, com mais posse de bola, não sabia o que fazer com ela. Aos 40 minutos Abel mexeu novamente: cansado, Ríos deu lugar a Fabinho. Aos 42, Vanderlan fez ótima jogada individual e deu o terceiro gol de presente para Rony: 3 a 0. O camisa 10 se emocionou na comemoração, já que não marcada há 2 meses e meio.

Com a vitória assegurada, ainda deu tempo de Artur ganhar alguns minutos em campo – substituiu Raphael Veiga aos 44. Aos 49, o árbitro encerrou a partida.

Com a vitória na Arena Barueri o Palmeiras se recupera imediatamente do revés sofrido no meio da semana, vai a 62 pontos e assume a liderança provisória do Brasileirão – para a posição ser mantida o Botafogo não pode derrotar o Red Bull Bragantino (fora de casa), e o Grêmio não pode vencer o Corinthians (em Porto Alegre). Ambos jogos acontecem no domingo.

Agora o Verdão para por 15 dias por causa da última Data Fifa de 2023. O próximo jogo, contra o Fortaleza, está marcado para 26/11 (um domingo), às 18h30, no Castelão.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Clube do Catar aciona Fifa cobrando R$ R$ 27 milhões de Abel Ferreira por pré-contrato não cumprido

2. Fabrizio Romano crava venda de Estêvão ao Chelsea; veja o valor

3. Com Dudu e Bruno Rodrigues, Palmeiras goleia São Bento em jogo-treino

4. Encerrada a quinta rodada, veja a classificação atualizada do grupo do Palmeiras na Libertadores

5. Notas de Palmeiras 2 x 1 Del Valle