Por Eduardo Luiz
08/11/2023, 23h24

Time de Abel Ferreira não entendeu importância da partida e foi derrotado por 3 a 0; Botafogo pode voltar a abrir vantagem na liderança.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com os retornos de Gómez e Murilo, o Palmeiras iniciou o jogo melhor que o Flamengo. Logo no primeiro minuto Raphael Veiga cobrou falta, Zé Rafael resvalou no primeiro pau e Endrick não alcançou no segundo. Aos 7, após escanteio cedido de graça por Luan, Arrascaeta levantou na cabeça de Pedro, que parou em Weverton; na sobra Everton soltou a bomba e também parou no goleiro.

Após o susto, o Verdão teve duas ótimas chance seguidas para abrir o placar. Aos 13, Endrick fez bela jogada individual e deu o gol de presente para Breno Lopes, que perdeu. No lance seguinte Breno bateu colocado e exigiu boa defesa de Rossi. E como quem não faz toma…

Aos 17 minutos Pulgar teve espaço e enfiou para Pedro; Gómez deu condição e Luan não acompanhou o atacante, que tocou com categoria na saída de Weverton: 1 a 0. O gol destruiu o Palmeiras, que passou a ver o Flamengo jogar. Aos 20, Everton arriscou da entrada da área e Weverton defendeu em dois tempos. Aos 26, Pedro experimentou de longe e errou o alvo.

Diante da apatia alviverde, aos 28 minutos o Flamengo ampliou a vantagem: Rossi deu bicão, a defesa voltou a vacilar, Everton dominou livre e cruzou na cabeça de Arrascaeta, também livre, para fazer 2 a 0. Pouco depois, aos 30, Luiz Araújo recebeu de Pedro e bateu colocado, por cima.

Sem vergonha de esconder seu estilo de jogo – sempre foi retranqueiro, Tite recuou todo time do Flamengo na reta final do primeiro tempo, dando campo ao Palmeiras, que só foi conseguir criar algo aos 47 minutos num chute sem direção de Richard Ríos.

continua após a publicidade

Siga o canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a etapa final com Luis Guilherme no lugar de Luan, e Fabinho na vaga de Richard Ríos. Mas não deu tempo para dar certo, pois logo aos 3 minutos Gómez cometeu falta violenta em Everton e foi expulso direto. Para recompor o sistema defensivo, Abel trocou Breno Lopes por Naves.

Aos 12 minutos Zé Rafael finalizou da entrada da área, mas o chute saiu fraco, fácil para o goleiro. Aos 18, o sistema defensivo voltou a dormir coletivamente: Ayrton Lucas cruzou, Gerson ajeitou e Pedro conferiu: 3 a 0. Com a derrota definida, Abel promoveu as últimas alterações a que tinha direito: Piquerez por Vanderlan, e Raphael Veiga por Rony.

Mesmo nocauteado, o Verdão teve chance clara para descontar aos 25 minutos, mas Zé Rafael e Rony bateram cabeça. Os últimos 30 minutos de bola rolando, contando os 5 de acréscimo, foram protocolares, com o Flamengo trocando passes e o Palmeiras esperando o tempo passar.

A derrota no Maracanã mantém o time de Abel Ferreira com 59 pontos na vice-liderança, mas torna o sonho do título mais difícil, uma vez que o Botafogo pode voltar a abrir vantagem, além de permitir a aproximação de outros candidatos.

O Palmeiras volta a campo no sábado (8/11) para enfrentar o Internacional. A partida será disputada na Arena Barueri, às 21h.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações