Por Eduardo Luiz
06/10/2023

Opinião PTD: a combinação de falhas que resultou na eliminação
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

A eliminação do Palmeiras na Libertadores aconteceu por vários fatores. Como em um desastre de avião, foi necessário uma combinação de falhas para a “tragédia” acontecer.

O Palmeiras iniciou a temporada conquistando a Supercopa do Brasil e o Campeonato Paulista. Apesar do avião estar voando numa boa, várias falhas estruturais já tinham acontecido, como a não reposição para peças fundamentais, que eram Danilo e Gustavo Scarpa.

Antes da não reposição de dois titulares, aconteceu a manutenção de Anderson Barros para o cargo de gerente de futebol. E antes da manutenção de Barros aconteceu a eleição de Leila Pereira para a presidência do Palmeiras.

Para a tragédia acontecer, no entanto, faltava uma falha improvável, que era um erro do piloto. E o piloto errou. Abel Ferreira não se atentou aos sinais, que eram claros, insistiu no erro, e conduziu o Palmeiras para a queda na Libertadores.

Como em praticamente todos desastres de avião, a queda era evitável. Bastava o Palmeiras ter uma presidente competente, um diretor de futebol do ramo, um elenco mais encorpado, e um treinador não tão teimoso.

O que ficam dos acidentes aéreos são os ensinamentos para evitar que se repitam. No caso do Palmeiras os “erros” a serem corrigidos são claros: Leila Pereira precisa ser uma presidente de fato, não uma influencer; Anderson Barros precisa ser demitido, o elenco precisa ser reforçado, e Abel precisa abrir a cabeça.

No momento temos apenas um piloto que precisa ser reavaliado. Competência ele já provou que tem, mas agora, depois de um “acidente grave”, precisa se reciclar, entender como errou, e não repetir. Mas para isso vai precisar ser amparado. As falhas estruturais permanecem. Sozinho ele não vai mais dar conta.

PTD no Bluesky: siga a página
PTD no WhatsApp: entre no grupo

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Vídeo: Deivid, goleiro do Palmeiras, defende dois pênaltis na final do Brasileirão Sub-20

2. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Caio Paulista e Estêvão contra o Vasco

3. Palmeiras se prepara para sequência de quatro jogos fora de casa; veja agenda

4. Qual era a pontuação do Palmeiras após 26 rodadas nos últimos Brasileiros?

5. Raphael Veiga chega a 50 gols no Allianz Parque; veja ranking dos maiores artilheiros