Por Eduardo Luiz
01/10/2023, 20h29

Verdão foi superior no primeiro tempo mas viu o adversário crescer na etapa final. Com resultado time de Abel Ferreira perde a vice-liderança do Brasileirão.

Palmeiras usa reservas e leva a virada do Red Bull Bragantino
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

O jogo começou movimentado em Bragança Paulista. Com menos de dois minutos cada time já tinha finalizado uma vez, o Red Bull Bragantino logo aos 10 segundos em tentativa de Lucas Evangelista, e o Palmeiras numa falta cobrada por Luis Guilherme. A equipe da casa tinha em seu camisa 8 a principal peça ofensiva. Aos 8 minutos ele cruzou para Eduardo Sasha carimbar a trave.

Aos 12 minutos outra chance para o Red Bull Bragantino criada por Lucas Evangelista; o meia tocou para Juninho Capixaba chutar rasteiro e parar em grande defesa de Marcelo Lomba; no rebote do goleiro, o próprio Evangelista chutou e também parou no camisa 42 Palmeirense.

O castigo para o time da casa veio a galope: aos 13 minutos Jhon Jhon deu linda assistência para para Endrick passar pelo goleiro e tocar para o fundo da rede: 1 a 0. O gol fez o Verdão assumir o controle do jogo. Aos 16 minutos Jhon Jhon voltou a aparecer bem como garçom, desta vez servindo Luis Guilherme, que bateu em cima do goleiro.

Aos 17 minutos Luis Guilherme fez boa jogada individual e bateu no pé da trave esquerda de Cleiton. Aos 23, Vanderlan foi à linha de fundo e cruzou para Breno Lopes, que também mandou na trave. Aos 29 minutos Richard Ríos arriscou um chute de longe, com efeito, e exigiu linda defesa do goleiro.

Depois dos 30 minutos o Red Bull Bragantino conseguiu se reencontrar e voltou a ameaçar a meta de Marcelo Lomba, novamente tendo Lucas Evangelista como principal nome. Aos 34, o meia bateu cruzado, forte, à esquerda de Lomba. Aos 40, ele tocou para Eduardo Sasha chutar rasteiro e também parar no goleiro. Antes do intervalo o Palmeiras teve uma boa chance com Endrick, de bicicleta, mas a conclusão não teve direção.

continua após a publicidade

Siga o canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Atrás no placar, o Red Bull Bragantino voltou para a etapa final marcando melhor o Palmeiras e tomando a iniciativa. Aos 2 minutos Vitinho encarou Garcia, entrou na área e bateu por cima. Aos 4, o lateral lançou Endrick, que chutou torto, sem perigo para Cleiton. Aos 7, Naves perdeu a bola e o time da casa foi rápido para finalizar com Vitinho, mas ele errou o alvo.

Só dava RBB. Aos 10 minutos Lucas Evangelista arriscou da entrada da área e Luan travou. Aos 13, Juninho Capixaba foi à linha de fundo e cruzou; a bola bateu na mão de Richard Ríos e o árbitro assinalou pênalti. Eduardo Sasha cobrou forte, no meio do gol, e empatou: 1 a 1.

Logo depois do gol do adversário o técnico Abel Ferreira promoveu a primeira alteração, por necessidade: com dores, Luis Guilherme deu lugar a Kevin. Aos 20 minutos Vitinho soltou a bomba, Lomba deu rebote, Thiago Borbas chegou, mas o goleiro se recuperou no lance. Aos 23, Vitinho cruzou para Borbas, que balançou a rede, mas pelo lado de fora.

Aos 25 minutos Juninho Capixaba arriscou de fora da área, com efeito, sem perigo para Lomba. Aos 27, Abel promoveu alteração tripla: Endrick, Fabinho e Vanderlan deram lugar a López, Jailson e Ian, respectivamente. O centroavante e o lateral deixaram a partida sentindo dores musculares.

Melhor em campo, o Red Bull Bragantino seguiu em busca da virada. Aos 33 minutos Juninho Capixaba cruzou, Lomba saiu mal do gol e por sorte a bola foi direto para a linha de fundo. Aos 42, Abel mexeu pela quinta e última vez: Kauan Santos estreou como profissional no lugar de Breno Lopes.

Quando o empate parecia o resultado definitivo, o Red Bull Bragantino achou o gol da vitória: aos 44, Juninho Capixaba cruzou, Lucas Evangelista fez a casquinha e Eric Ramires apareceu livre no segundo pau para conferir: 2 a 1. Na saída de bola Kauan Santos fez bela jogada individual e bateu forte, com perigo, à direita do goleiro.

Nos sete minutos de acréscimos o time da casa conseguiu manter a posse de bola e confirmou a vitória. Com o revés em Bragança Paulista o Palmeiras permanece com 44 pontos, cai para a 4ª colocação e praticamente elimina qualquer chance de título.

Agora é decisão. Quinta-feira (5/10) o Verdão recebe o Boca Juniors precisando vencer para disputar mais uma final de Libertadores. A partida será disputada no Allianz Parque, às 21h30.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações