Por Eduardo Luiz
15/09/2023, 23h42
Verdão não jogou bem mas saiu vencedor com gol aos 51 minutos da etapa final. Resultado leva o time de Abel Ferreira a 44 pontos, 7 a menos que o Botafogo.
Primeiro tempo
Sem Raphael Veiga, que ficou no banco por estar com sintomas de gripe, o Palmeiras iniciou o jogo enfrentando muita dificuldade para fazer sistema ofensivo formado por Artur, Mayke, López e Rony funcionar. O time até rondava a área do Goiás, mas sem conseguir criar lances de perigo. Aos 7 minutos Marcos Rocha cruzou e López escorou fraco, nas mãos do goleiro. Aos 9, López sofreu falta na entrada da área e Piquerez cobrou na barreira.
A primeira investida da equipe visitante surgiu aos 11 minutos: Anderson arriscou de fora da área e a bola desviou em Gómez, saindo em escanteio, que não resultou em nada. Aos 15, após sobra da defesa, Zé Rafael chutou rasteiro, fácil para Tadeu. No contra-ataque o Goiás respondeu na mesma moeda numa finalização de Morelli que não levou perigo à meta de Weverton.
Aos 24 minutos López disputou a bola pelo alto e ela sobrou para Rony, que dominou, entrou na área e chutou cruzado, parando em boa defesa do goleiro. No lance seguinte foi a vez de Weverton trabalhar; Sidimar deu um bicão, João Magno ganhou de Piqurez pelo alto e Allano chutou forte – Weverton espalmou.
As duas finalizações não fizeram o jogo esquentar. Logo a partida voltou ao ritmo de amistoso. Antes do intervalo o Palmeiras chegou mais duas vezes, ambas sem perigo, primeiro com López, de cabeça, após levantamento de Piquerez, a segunda num chute fraco de Gabriel Menino que Tadeu segurou sem dificuldade.
continua após a publicidade
Siga o canal do PTD no WhatsApp
Segundo tempo
Sem alterações, o Palmeiras voltou para a etapa final apostando na mudança de atitude. Aos 6 minutos Mayke cruzou, Rony furou nova tentativa de bicicleta e a bola sobrou para Artur, que tinha tudo para fuzilar com o pé bom, mas preferiu tentar um drible e foi desarmado. Aos 11, López arriscou de fora da área, à direita de Tadeu.
A finalização errada foi a última participação do argentino na partida. Aos 13 minutos ele deu lugar a Raphael Veiga. Na mesma parada o técnico Abel Ferreira trocou Marcos Rocha por Kevin. Aos 14, o Goiás conseguiu a primeira finalização no segundo tempo, mas Weverton defendeu o chute de Allano.
Aos 17 minutos Raphael Veiga recebeu pelo lado esquerdo do ataque e cruzou; a bola cruzou toda área e sobrou para Artur, que desta vez encheu o pé e só não correu para o abraço porque o goleiro fez ótima defesa. Aos 19, Veiga cobrou escanteio e Gómez escorou para fora.
Como o gol não saiu, aos 22 minutos Abel promoveu mais duas mexidas: Artur por Endrick, e Gabriel Menino por Richard Ríos. Aos 23, Gómez arriscou da entrada da área e errou o alvo por muito. Advertido com cartão amarelo aos 27 minutos por falta dura em Zé Rafael, o volante Raphael Guzzo recebeu o segundo amarelo aos 29, após outra falta violenta, desta vez em seu xará Raphael Veiga.
Com um jogador a mais o Verdão se lançou de vez ao ataque, e acabou deixando muitos espaços na defesa. Aos 35 minutos Alesson ganhou na corrida de Zé Rafael e saiu na cara de Weverton, que fechou bem o ângulo e fez defesa importantíssima. Aos 41, o mesmo Alesson chegou a fazer o gol após rebote Weverton em cobrança de falta, mas o mesmo foi corretamente anulada por impedimento de Sidimar.
Logo depois do gol anulado do Goiás, Abel fez a última alteração a que tinha direito: Zé Rafael por Breno Lopes. Aos 44, Mayke cruzou, Rony desviou e Luan chegou na bola, mas mandou para fora. Nos acréscimos, Breno Lopes desperdiçou dois bons ataques pela direita, despertando a ira da torcida.
Aos 51 minutos – o jogo iria até 53, Piquerez cruzou, a defesa afastou mal, Ríos bateu de esquerda, novamente a defesa interceptou, e desta vez mandou no pé de Breno Lopes, que finalizou no contrapé de Tadeu: 1 a 0. Na comemoração ele mostrou o dedo do meio para torcida. Pouco depois o árbitro encerrou a partida, quando todo elenco foi comemorar com Breno, que novamente ouviu cobranças da torcida.
A vitória suada sobre o Goiás leva o Palmeiras a 44 pontos, diminuindo momentaneamente a distância para o Botafogo para 7 pontos. O líder do Brasileirão jogará neste sábado contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte.
O Verdão volta a campo às 21h30 de quinta-feira (21/9) para enfrentar o Grêmio, em Porto Alegre.
Notícias relacionadas:
- Notas de Palmeiras 1 x 0 Goiás
- Ficha técnica de Palmeiras 1 x 0 Goiás
- Assista ao gol de Breno Lopes contra o Goiás
- Abel explica atuação ruim do Palmeiras e minimiza reação de Breno Lopes
- Weverton comenta reação de Breno Lopes e evita colocar Palmeiras na disputa do título
- Raphael Veiga explica porque não foi titular e Abel elogia meia: “Muito honesto”
- Brasileirão: resultados de sexta-feira + classificação atualizada
Siga o canal do PTD no WhatsApp
MAIS LIDAS DO PTD:
1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras
2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão
3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia
4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente
5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações