Por Eduardo Luiz
18/08/2023, 08h00

Missão impossível? Veja matemática necessária para o Palmeiras disputar o título do Brasileirão
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O Palmeiras abrirá o returno do Brasileirão na vice-liderança e com 13 pontos de desvantagem para o Botafogo, que atingiu a melhor campanha num turno na era dos pontos corridos (em edições com 20 clubes).

Apesar da distância (47 x 34), o Verdão mantém chances matemáticas de disputar o título, mas para isso precisará ter uma campanha praticamente perfeita nas 19 rodadas restantes.

Tendo como alvo os 81 pontos, pontuação média do campeão nas últimas 5 edições, o Palmeiras precisará somar mais 47, ou seja, 82% de aproveitamento, justamente o índice que o Botafogo alcançou no turno.

Uma alternativa para somar 47 pontos em 19 rodadas é vencer 15, empatar 2 e perder apenas 2, repetindo o desempenho da equipe carioca. Mesmo se conseguir, terá de torcer para que o adversário some no máximo mais 33 pontos, ou seja, que o aproveitamento despenque de 82% para 58%.

O primeiro compromisso alviverde no turno será contra o embalado Cuiabá, na Arena Pantanal. Já o Botafogo visitará o não menos embalado São Paulo. Ambos jogos acontecerão no sábado.

Clique aqui e acesse a página do Brasileirão.

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações