Por Eduardo Luiz
30/05/2023, 20h26
Marcello Cafarella, seguidor do Twitter do PTD (@palmeirasptd), utilizou as imagens divulgadas pelo VAR da CBF para “provar” que Rony não estava impedido antes de fazer um golaço de bicicleta contra o Atlético-MG, no último domingo.
Na imagem 1 – momento em que a bola já saiu do pé de Gómez, Marcello circula as posições Rony e do zagueiro em vermelho, de um atleticano em preto, do árbitro em amarelo, e traça uma linha azul na frente de um Palmeirense e de um atleticano, onde nitidamente o adversário aparece atrás do Palmeirense. Veja abaixo:
Na imagem 2 – mesmo frame da imagem 1 (comprovado pelas posições de Rony, do atleticano no meio-campo, e do árbitro), mas pelo ângulo que o VAR determinou o impedimento de Rony, Marcello traçou a linha azul à frente dos mesmos jogadores, e por esse ângulo o atleticano aparece na mesma linha do Palmeirense. Veja abaixo:
Conclusão: transportando a situação dos jogadores atrás da linha azul para a disputa entre Rony e o zagueiro, o atacante certamente apareceria em condição legal pelo ângulo correto, que não existiu para analisar a jogada.
Importante: nessa análise do Marcello a intenção foi mostrar a ilusão de impedimento criada pelo ângulo transversal, e para isso ele utilizou os dois jogadores na lateral do campo, por essa razão o momento do passe do Gómez não é importante.
Siga o canal do PTD no WhatsApp
MAIS LIDAS DO PTD:
1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras
2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão
3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia
4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente
5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações