Por Mariana Castillo, Parceira PTD
04/05/2023
O pôquer é um dos jogos preferidos dos apostadores, independentemente da sua idade, localização geográfica e da forma de apostar, que, graças à tecnologia e à democratização das conexões de internet, pode ser virtual ou presencial.
Dentro de todas as variantes existentes, o caribenho, junto com o Texas Hold em e o Omaha, ganha cada vez mais adeptos.
No entanto, a diferença do que acontece com as outras versões, o Caribbean Stud é a única modalidade na qual os apostadores se enfrentam contra a casa, e não concorrem com outros jogadores.
Isto faz com que seja um jogo de cassino semelhante com o blackjack, divertimento no qual os apostadores também devem vencer ao crupiê para ganhar.
Se nunca disputou uma partida deste tipo de pôquer e não sabe quais são suas características e regras fundamentais, não pode deixar de ler este artigo.
Caribbean Stud: características principais
O pôquer caribenho é um jogo que tem como objetivo obter a melhor mão possível e bater a mão do dealer. Nesta variante, a maioria dos conceitos de pôquer tradicional se mantém, como, por exemplo, ter em conta o valor das jogadas e ter como propósito vencer o adversário.
No entanto, outros fatores, como blefar ou deduzir as cartas do oponente tomando como base as jogadas, não existem nesta versão. Aliás, as mãos são totalmente independentes umas das outras, sem conceitos característicos do pôquer em geral, tais como stack ou cálculo de probabilidades (odds).
Assim como acontece com o vídeo pôquer, cada uma das mãos possui um valor que representa o prêmio final que os apostadores receberão quando tiverem uma mão melhor que a que tem a casa, exceto que o dealer não consiga a mão mínima (às – rei ou par). Se isto acontecer, o participante apenas receberia a aposta inicial ao finalizar o jogo.
Dinâmica do jogo
Para dar início a uma partida do Caribbean Stud, o jogador e o crupiê recebem 5 cartas cada um. No entanto, uma das cartas da carta é entregue virada para cima com o intuito de oferecer informação adicional ao apostador.
Antes de receber as cartas, uma aposta inicial conhecida como “ante” deve ser jogada. Depois de avaliar suas próprias cartas e a carta do dealer, o jogador decide se continua apostando (dobrando a aposta inicial) ou se descarta suas cartas.
Se ele deixar de lado suas cartas, o participante perderá a aposta; no entanto se decidir conservá-las, a mão continuará.
As mãos de pôquer caribenho são exatamente as mesmas que as outras mãos presentes em outras variantes. A única característica é que a mão mínima é AK, ou seja, pelo menos um Ás e um Rei.
Caso o crupiê tenha menos de AK, a mão não será repartida e o jogador receberá uma ante (aposta inicial). Se, pelo contrário, a mão for repartida, o participante apenas conseguirá vencer se obtiver uma mão melhor do que a tem a casa. Caso ganhe, o pagamento estará relacionado com a mão na qual obteve a vitória.
Dado que cada mão é completamente independente das outras, não é preciso elaborar nenhum tipo de estratégia para vencer.