Por Eduardo Luiz
21/03/2023, 09h49
Previamente marcadas para 2 e 9 de abril, as finais do Campeonato Paulista podem ter as datas alteradas. Os motivos são dois: tabela da Libertadores e contratos dos jogadores do Água Santa.
Na próxima segunda-feira (27/3) a Conmebol realizará o sorteio dos grupos da Libertadores; logo na sequência a tabela será definida. Se o jogo de estreia do Palmeiras for marcado para terça-feira (04/4), o primeiro jogo da final do estadual já não poderia acontecer no domingo (02/4). Mas o maior problema, hoje, envolve a equipe de Diadema.
Como o Água Santa não tem outros campeonatos para disputar até o final do ano, a maioria dos jogadores já possui acordos com outros clubes (muitos da Série B), e esses acordos só podem ser registrados até 4 de abril por causa do fechamento da janela nacional. Se as datas previstas forem mantidas, o adversário do Verdão teria o elenco desfigurado para o segundo jogo da final.
As alternativas para resolver as duas questões são basicamente duas: antecipar as finais para antes de 4 de abril, ou a CBF abrir uma exceção e permitir que os jogadores do Água Santa sejam registrados por seus novos clubes depois do dia 9 de abril.
Caso a solução seja a antecipação das finais, o Palmeiras pode ser afetado com a perda de algum dos 5 jogadores que foram convocados na data Fifa: Weverton, Raphael Veiga, Rony, Piquerez e Gómez. O Brasil jogará dia 25/3, o Paraguai dia 27/3, e o Uruguai dia 28/3. Uma possível antecipação poderia resultar no jogo de ida em 29/3, e o de volta no dia 02/4, mas neste caso a CBF teria de intervir junto à Conmebol para que a estreia do Palmeiras na Libertadores aconteça no dia 06/4.
Via site oficial, a FPF informou que confirmará dias e horários das finais do Paulista na semana que vem, e que levará em consideração a tabela da Libertadores. O problema envolvendo o registro dos jogadores do Água Santa não foi mencionado.
“A Federação Paulista de Futebol informa que realizará na próxima semana o Conselho Técnico das finais do Paulistão Sicredi 2023. Datas e horários exatos dos dois jogos da decisão, que acontecerão nos finais de semana de 2/4 e 9/4, serão definidos com os clubes finalistas, Palmeiras e Água Santa, no Conselho, e levará em consideração o sorteio dos grupos da Conmebol Libertadores, que acontece no dia 27.”
Siga o canal do PTD no WhatsApp