Por Tática Didática
10/09/2022
Como Abel Ferreira disse na roda com o elenco após a eliminação para o Athletico-PR pela Libertadores na última terça, o Palmeiras agora terá 13 finais no Campeonato Brasileiro para se sagrar campeão. E por mais que a Copa Libertadores seja “a obsessão” da torcida alviverde, um título brasileiro é uma enorme conquista e não deve ser desprezado por nada.
O Verdão tem uma boa vantagem em relação aos seus perseguidores, sete pontos para o segundo colocado. Em condições normais, acredito que a torcida estaria mais tranquila para a chegada dessa nova taça. Mas sabemos que o principal concorrente ao título é o Flamengo, que vem em uma grande fase, perdendo poucos pontos pelo caminho. Ou seja, o Verdão não poderá vacilar muito se quiser sair campeão.
E o time de Abel Ferreira terá um desfalque importante para boa parte desses últimos 13 jogos, Raphael Veiga, após sofrer entrada dura na semifinal da Libertadores e lesionar o tornozelo. Artilheiro do Palmeiras no ano com 21 gols, Veiga não vinha em sua melhor fase, mas é inegável que o meia tem um valor decisivo, como vimos no recente jogo contra o Flamengo no Allianz Parque.
Abel tem algumas opções para entrar no time titular, como Bruno Tabata, José Lopez, entre outras alternativas que detalhamos no vídeo publicado junto a essa coluna. Mas o fato é que nenhuma dessas opções ainda é confiável como Raphael Veiga é. Bruno Tabata fez bom primeiro tempo no jogo da volta contra o Athletico-PR mas acabou de chegar ao clube, Lopez depois de um início promissor não vem de boas atuações.
Seja qual for a opção de Abel Ferreira, certamente o retorno será mais como um jogador de funcionamento coletivo do que de destaque individual como era Raphael Veiga. Mas a boa notícia é que esse time do Palmeiras sabe se adaptar e enfrentar as dificuldades impostas a ele. Como um time que perdeu apenas 5 jogos nessa temporada, o Verdão deverá encarar esses últimos 13 jogos como 13 grandes finais.
Siga o canal do PTD no WhatsApp