Por Eduardo Luiz
05/06/2022, 17h54

Desfalcado, Verdão ainda perdeu Raphael Veiga nos minutos iniciais e não conseguiu superar o adversário, que abusou da truculência. Resultado tira o time de Abel Ferreira da liderança.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Luan e Piquerez de titulares, o Palmeiras iniciou o jogo respeitando demais o Atlético-MG, que por sua vez só trocava passes na intermediária. Essa panorama durou por 12 minutos, foi quando o Verdão perdeu Raphael Veiga, lesionado. Rafael Navarro entrou em seu lugar. A partir daí o jogo esquentou (por coincidência).

Aos 17 minutos, após rebote da defesa alviverde em cobrança de falta, Eduardo Sasha tentou de bicicleta e mandou à esquerda de Marcelo Lomba. O Palmeiras respondeu prontamente: aos 19, Scarpa cobrou escanteio, a bola ficou viva na área e Murilo rolou para dentro, mas ninguém de branco apareceu para conferir. No lance seguinte Rony enfiou para Scarpa, que foi travado na hora da finalização.

A partida era aberta e equilibrada. Aos 22 minutos Nacho cruzou para Rubens chegar chutando de primeira, para fora. Aos 24, Scarpa arriscou de média distância, mas errou o alvo por muito. Dois minutos depois Piquerez cortou um passe para Ademir, mas deu a bola nos pés de Nacho, que chutou colocado, rente à trave direita de Lomba.

Depois de um breve período em que o jogo ficou muito pegado, com faltas desnecessárias dos dois lados, Palmeiras e Atlético voltaram a procurar no gol na reta final do primeiro tempo, mas foi o Verdão que mais levou perigo. Aos 44, Scarpa cobrou escanteio e Rony escorou de cabeça, por cima. Aos 46 a zaga do time mineiro saiu jogando errado, Dudu acionou rapidamente Rafael Navarro, que mesmo livre e na cara do goleiro chutou para fora.

continua após a publicidade

Siga o canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Verdão voltou para o segundo tempo melhor que o Atlético-MG. Aos 4 minutos Scarpa fintou seu marcador e chutou para fora; Everson tirou com os olhos. Aos 9, Eduardo Sasha tentou responder, mas seu chute não ofereceu perigo à meta de Marcelo Lomba. Aos 13, Scarpa cobrou falta e Murilo escorou fraco, fácil para o goleiro.

Aos 14 minutos Nacho cobrou falta direto nas mãos de Lomba. Aos 16, Scarpa arriscou da entrada da área, a bola desviou e saiu em escanteio. O Palmeiras tinha em Scarpa seu principal jogador. Aos 20, o camisa 14 levantou para Rony, que dominou no peito e chutou por cima. Aos 26 minutos Scarpa – sempre ele – cobrou bem falta sofrida por ele mesmo, mas o goleiro estava atento e fez a defesa.

As primeiras mexidas no Verdão aconteceram aos 31 minutos: Veron e Fabinho entraram nos lugares Rony e Gabriel Menino, respectivamente. Aos 34, Scarpa cobrou falta e a defesa do Atlético afastou o perigo, mandando para escanteio. No lance seguinte Fabinho viu a jogada clarear e arriscou, para fora.

Em busca do gol, o Palmeiras teve ótima chance com Dudu aos 35 minutos: o atacante recebeu de Zé Rafael, puxou para dentro e soltou a bomba, mas Nathan Silva bloqueou. No lance seguinte um susto: Ademir recebeu nas costas de Piquerez, invadiu a área e chutou para fora. A posição do atacante parecia irregular.

Após sofrer pancada de Nacho, Zé Rafael precisou deixar o jogo. Pedro Bicalho entrou em seu lugar. Na mesma parada, aos 41 minutos, Abel trocou Dudu por Breno Lopes. Depois das alterações, o Palmeiras até que esboçou uma pressão nos minutos finais, mas sem conseguir criar chances claras. E foi assim até o apito final.

Com o 0 a 0, o Verdão vai a 16 pontos e perde a liderança do Brasileirão para o Corinthians, que tem 2 pontos a mais.

Novamente no Allianz Parque, o Palmeiras volta a campo às 19h de quinta-feira (09/6) para enfrentar o Botafogo.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp