Por Catedral de Luz
19/10/2026


Qualquer palmeirense, inclusive os pessimistas, se sente representado quando o time se supera dentro das quatro linhas.
Mais uma vez terminamos um jogo com dez heróis defendendo os nossos interesses e a resiliência caracterizando o ato ou efeito de ocupar os espaços do gramado.
Cobranças à parte pela atitude tomada dentro de campo pelo número oito esmeraldino, o nosso adversário curitibano completou cento e oitenta minutos sem conseguir vazar a meta de Carlos Miguel, e na maioria do tempo com um jogador a mais – no primeiro turno, Murilo foi o excluído pelo juiz.
Incompetência athleticana ou não, poucos competidores conseguiram o mesmo objetivo traçado e cumprido pelo português Abel Ferreira e seus atletas.
Restam sete pelejas para o final do Brasileiro. A diferença de um ponto persiste e quem errar menos chegará na frente.
Agora, quando o campeonato chega a pouco menos de uma dezena de jogos a serem disputados, todos se conhecem e, aparentemente sabem como anular as virtudes desenvolvidas pela concorrência. E aí, a vantagem vai para quem apresentar surpresas inesperadas.
A SEP, mesmo que contrariando aqueles que teimam em desconhecer o óbvio, vem alternando seu modus operandi, jogo a jogo. Aquele time que privilegiou o contra-ataque frente ao Bahia não foi o mesmo que pulverizou seu adversário no clássico Derby.
Fingir falência múltipla dos órgãos foi a tática imposta ao Fluminense e não precisou de vários golpes para nocautear o oponente.
O que dizer, então, do embate frente ao Athetico? Foco! Obstinação! Qualidade de quem treina e aplica o que treinou.
Entendo que chegou a hora de se despir da fantasia de bobo da corte e depositar um voto de confiança.
O escritor e colunista Catedral de Luz nasceu na turbulenta década de 60 e adquiriu valores entre as décadas de 70 e 80 que muito marcaram sua personalidade, tais como Palmeiras, Beatles, Letras, Espiritismo e História… Amizades… Esposa e Filha.
Os anos 90 ensinaram-lhe os atalhos, restando ao novo século a retomada da lira e poesia perdidas.











