Por Rodrigo Carlos – Parceiro PTD
22/10/2024

3 curiosidades sobre Palmeiras x Corinthians que você não esperava ler
(Foto: Ettore Chiereguini/AGIF)

Grandes jogadores, técnicos históricos, torcidas calorosas. Palmeiras e Corinthians é um clássico extremamente popular e marcante, comentado em todo canto do Brasil e até do mundo. São 29 títulos nacionais em jogo.

Rivais há mais de 100 anos. Confira três curiosidades sobre a rivalidade histórica entre Verdão e Timão:

1- Aversão ao verde

Você sabia que o Corinthians faz de tudo para não usar a cor verde? O clube não quer ter nada relacionado ao rival. Essa polêmica sempre dá o que falar nas redes sociais.

Em 2016, todos testemunharam um dos episódios mais tristes da história do futebol mundial. A caminho de Medellín, na Colômbia, a delegação da Chapecoense foi surpreendida por um acidente de avião. A tragédia provocou 71 mortes.

O mundo se comoveu e prestou solidariedade aos familiares. O Corinthians fez sua parte, só que de uma maneira diferente. Como a Chape usa verde no seu escudo, o Timão estampou o emblema da Chapecoense em cor preta.

Em 2024, com a cidade do Rio Grande do Sul devastada por causa das enchentes, outras homenagens foram realizadas, como usar a bandeira do RS na camisa. O Corinthians excluiu o verde e deixou o símbolo em preto e branco.

Em 2012, no Mundial de Clubes, o Coringão não conseguiu escapar. Uma campanha de solidariedade da FIFA fez o clube ter a cor verde na camisa.

2- Anos de ascensão

O Palmeiras de 2022 foi um rolo compressor no Campeonato Brasileiro. Campeão com oito pontos de vantagem, o Verdão de Raphael Veiga, Scarpa e Gustavo Gomez. A ascensão palmeirense atrapalhou e muito o rival Corinthians.

No Paulistão, o Verdão levou a melhor com gols de Veiga e Danilo. 2 a 1 foi o placar final.

O time comandado por Abel Ferreira doutrinou sobre o rival e garantiu outras duas vitórias naquele ano. Portanto, o Palmeiras se firmou como imbatível em Derbys.

Já em relação ao Corinthians, é oportuno falar sobre a ascensão de 2017. Com nove pontos de diferença, o Timão levantou a taça do Brasileirão com sobras. E advinha quem era seu principal adversário na luta pelo adversário? O Palmeiras.

Jô, Romero, Balbuena e Rodriguinho. Personagens importantes que voaram em 2017 e não deram chance para o Palmeiras. Em três jogos disputados naquele ano, o Corinthians venceu todos.

O jogo marcante para os corintianos é sem dúvidas foi o 3 a 2 na Neo Química. Duelo que foi considerado uma final. Pouco tempo depois, o Timão se sagrou campeão e o Palmeiras ficou com o vice-campeonato.

3- Traidores?

Rincón é muito lembrado por ter vestido a camisa do Corinthians. Considerado ídolo do clube de Itaquera, o meia antes era um ‘inimigo’.

O habilidoso Rincón atuou pelo Palmeiras em 1996 e trocou o Porco pelo Timão no ano seguinte.

Não dá para dizer que a decisão foi ruim, pois ele venceu dois Brasileirão, um Mundial e um Paulistão. Com isso, figura como um dos maiores ídolos do Corinthians.

O zagueiro Edu Dracena se dedicou a clubes paulistas em grande parte de sua carreira. Entre os grandes, o primeiro foi o Santos.

Se tornou jogador do Corinthians em 2015, no entanto, foi pouco aproveitado. Decidiu ir para o Palmeiras no ano seguinte e recebeu mais oportunidades.

Dito como ‘traidor’ por alguns, Dracena foi bem sucedido vestindo as duas camisas. Conquistou o Brasileiro (2015) pelo Corinthians e as edições de 2016 e 2018 no Palmeiras.