Por Eduardo Luiz
30/08/2022, 23h29

Time de Abel Ferreira fez um primeiro tempo muito ruim, e no segundo, com 1 jogador a mais, não conseguiu nem empatar. Partida de volta será na terça-feira.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Sem surpresas na escalação, ou seja, com Gabriel Menino e López substituindo Danilo e Scarpa, respectivamente, o Palmeiras iniciou o jogo tomando a iniciativa. Logo aos 5 minutos, após bela troca de passes, Dudu deixou López na cara do goleiro, mas o centroavante tentou um improvável toque de primeira com o pé ruim ao invés de dominar e finalizar. O lance serviu para acordar o Athletico-PR.

Aos 6 minutos, após lateral cobrado na área, Alex Santana ganhou de Gómez e concluiu de puxeta, por cima. Era um prenúncio do que estava por vir… Aos 10, Gabriel Menino cobrou falta de longe, para fora. Aos 13 minutos Hugo Moura arrancou e cruzou; Gómez desviou e só não fez contra porque Weverton mostrou estar com o reflexo em dia.

O jogo era movimentado. Aos 17 minutos Khellven cruzou na cabeça de Vitinho, que escorou por cima. Aos 22, após outro cruzamento na área, Murilo interceptou mas depois desistiu de disputar com Vitor Roque, que dominou e cruzou para Alex Santana concluir no contrapé de Weverton: 1 a 0.

Atrás no placar, o Verdão sentiu e não conseguiu mais passar do meio-campo. O Athletico-PR, por sua vez, tentou aproveitar o bom momento. Aos 29 minutos, depois de cobrança de escanteio, Canobbio soltou a bomba da entrada da área, para fora.

O Palmeiras só voltou a criar algo aos 42 minutos, e foi num chuveirinho: Rony cruzou e López desviou à esquerda do goleiro, sem perigo para Bento. Nos minutos finais da etapa inicial nada de relevante aconteceu.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Verdão voltou para a etapa final sem alterações, mas tentando mudar a postura. Logo no primeiro minuto Gabriel Menino arriscou da entrada da área e viu a bola passar perto da trave direita do goleiro. Aos 5, Raphael Veiga sofreu falta ignorada pelo juiz e ainda sentiu o tornozelo. Ele tentou voltar para o jogo, mas não conseguiu. Bruno Tabata entrou em seu lugar.

Diante de um Athletico posicionado para explorar os contra-ataques, o Palmeiras encontrava dificuldades para criar jogadas de perigo. Aos 17 minutos Vitinho colocou a mão na bola perto da área, e Gabriel Menino cobrou a falta por cima do travessão. No contra-ataque surgiu a primeira finalização do time da casa, com Abner, sem direção.

Com López muito mal, aos 18 minutos Abel trocou o argentino por Wesley. Aos 24, Hugo Moura também colocou a mão na bola e como já tinha cartão amarelo foi corretamente expulso. Com um homem a menos, o Athletico-PR se fechou de vez, enquanto que o Verdão seguia sem criatividade.

Aos 30 minutos Menino arriscou de longe, nas mãos de Bento. Aos 33, Piquerez cruzou para Rony desviar de calcanhar, mas novamente o goleiro estava atento. Aos 36 minutos o Athletico puxou contra-ataque com Vitor Roque, que quis decidir sozinho e chutou para fora.

Como o empate não saia, aos 37 minutos Abel promoveu alteração tripla: Marcos Rocha por Mayke, Rony por Rafael Navarro e Zé Rafael por Atuesta. Mesmo mais ofensivo, em tese, o Palmeiras seguiu com os mesmos problemas para criar. Restava os chutes de fora da área. Aos 45, e aos 47 minutos Gabriel Menino tentou, mas no primeiro errou o alvo, e no segundo parou em Bento.

No último dos 8 minutos de acréscimo, Bruno Tabata cobrou escanteio e Gómez foi no terceiro andar para cabecear no meio do gol, fácil para Bento. E foi só. Assim o time de Abel Ferreira perdeu a perna de ida da semifinal da Libertadores, e de quebra viu cair uma invencibilidade de três anos e meio fora de casa (20 jogos).

Na partida de volta, marcada para a próxima terça-feira (06/9), às 21h30, no Allianz Parque, o Verdão precisará de uma vitória por 2 gols de diferença para ir à final.

O Palmeiras volta a campo no sábado (03/9) para enfrentar o Red Bull Bragantino, pela 25ª rodada do Brasileirão. O jogo será disputado em Bragança Paulista, às 19h.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp